quinta-feira, 16 de março de 2017

A Vida Secreta das Abelhas - Sue Monk Kidd (2002)

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Paralela, 256 páginas.
Edição de 2014

51jiMAzLcPL._SX350_BO1,204,203,200_.jpg


Este livro é ambientado em uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos na década de 1960.
Lily Owens é uma menina branca de 14 anos que vive em uma fazenda de pêssegos com o pai, T. Ray, que a maltrata sempre que tem oportunidade. Sua mãe, Deborah, morreu quando ela só tinha 4, e, desde então, ela recebe os cuidados da negra Rosaleen, a única pessoa que de quem Lily recebe afeto.
Quando o presidente dos E.U.A assina o Código dos Direitos Civis, Rosaleen decide ir registrar para votar. Enquanto ela ia para a cidade, acompanhada de Lily, Rosaleen é atacada por brancos e é levada presa.
Cansada de sofrer os castigos impostos pelo pai que nunca lhe demonstrava sinal de carinho, Lily resolve fugir de casa e ajudar Rosaleen a fugir da cadeia. Juntas, as duas saem da cidade e vão para Tiburon, onde Lily acredita que encontrará respostas sobre sua mãe de quem ela não se lembrava muito bem. Lá, as duas encontram August, May e June Boatwright, as produtoras do mel da Madona Negra.
As Boatwright recebem Lily e Rosaleen de braços abertos em sua casa e, aos poucos, as duas vão participando do dia-a-dia das irmãs e fortalecendo os laços com elas.
Lily irá aprender mais sobre si mesma, irá começar a questionar sobre sua vida e, com August, ela irá aprender muitas coisas sobre as abelhas e a produção de mel.

Esse livro é lindo e emocionante. Não só a história da protagonista, Lily, mas também a história das irmãs August, May e June. August e May são duas personagens cheias de ternura, com o coração gigante. June é mais arredia. A narrativa é gostosa, você vai lendo e lendo e nem percebe. Lily se transforma durante a convivência com elas e o leitor se transforma lendo essa história. Um livro que ensina muito. Vale muito a pena!!
Nota: 4/5

Laís Bechara

    Em 2008, saiu a adaptação da obra para o cinema. O filme conta com Queen Latifah, Dakota Fanning, Jennifer Hudson, Alicia Keys e Sophie Okonedo no elenco. Deixarei aqui o trailer para quem estiver interesse ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário