sábado, 15 de julho de 2017

V de Vingança - Alan Moore e David Lloyd (1988)

Literatura Norte-americana


Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Panini (Vertigo), 304 páginas.
Edição de 2012


518z9rqkzeL._SX325_BO1,204,203,200_.jpg



V de Vingança é uma história que se passa em Londres, em um futuro distópico, no ano de 1997 (futuro em relação a quando o livro foi escrito e lançado, mas hoje em dia está mais para passado distópico). A Inglaterra está sendo comandada por um governo totalitário e fascista. Existe câmeras por toda parte controlando a população, toque de recolher, leis rigorosas, perseguição contra negros, gays e outras minorias. Mas existe alguém com muita vontade de combater esse tipo de governo, o personagem V.
No dia 5 de novembro, Evey, uma garota de 16 anos, sai na rua para tentar a vida de prostituta pela primeira vez. Mas ela acaba abordando a pessoa errada. Ela seduz um cara do “dedo” (as pessoas do “dedo” eram os policiais do governo totalitário) e acaba se dando mal, pois se prostituir é um crime. Ele chama alguns colegas para dar uma lição em Evey, mas antes de conseguirem fazer qualquer coisa, V chega e resgata a garota. Ele a leva para o topo de um prédio para assistir a destruição do parlamento e depois assume que ele que armou aquilo.
Depois da destruição do parlamento, V leva Evey para sua casa, a Galeria das Sombras. Lá vamos começar a entender quais são as motivações de V.
O personagem V usa uma capa, uma cartola e uma máscara com o rosto do Guy Fawkes, “um soldado católico inglês que teve participação na conspiração da pólvora, na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e os membros do Parlamento inglês durante uma sessão em 1605, para assim dar início a um levante católico. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento durante a sessão. Porém a conspiração foi desarmada e após ser interrogado sob tortura, Fawkes foi condenado à forca por traição e tentativa de assassinato. Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino. Sua captura é celebrada até os dias atuais no dia 5 de novembro”, data em que V coloca em ação seu primeiro ato.


“Lembrem, lembrem o cinco de novembro...”


A partir daí, V vai continuar com ações bastante violentas para tentar trazer de volta para as pessoas poder, dignidade, liberdade e justiça.
V era um dos prisioneiros no campo de concentração de Larkhill, onde sofreu torturas e foi submetido a vários tipos de experimentos. Saindo de lá, após uma explosão, V tem o intuito de procurar vingança contra todos aqueles que trabalharam em Larkhill  e lutar por sua causa.
A Inglaterra é comandada por um grupo chamado “a cabeça”, liderado por Adam Susan. Ele vai reunir todos os membros do governo para tentar descobrir quem é o tal V e pegá-lo.


Sobre o autor e desenhista:



o-ALAN-MOORE-facebook.jpg


O roteirista Alan Moore, nascido em 1953, é bastante famoso no meio das histórias gráficas. Ele começou a escrever quadrinhos em 1980. Em 1988, montou a sua própria editora, a Mad Love Publishing. Escreveu obras como V de Vingança, Watchmen e Do Inferno.



lloyd.jpg


David Lloyd, nascido em 1950, desenha quadrinhos desde 1977, quando transcrevia filmes e seriados. Começou desenhando Halls of Horror, TV Comic e outros títulos para a Marvel britânica. Seu trabalho de maior sucesso é V de Vingança.


A HQ tem uma ótima história. O personagem V, apesar de ser bastante violento, é também muito carismático.  Todos os personagens são bem desenvolvidos e trazem muita complexidade.
A ilustração é bem legal, mas eu não conseguia identificar os personagens às vezes. Alguns eram ilustrados de forma parecida.
Apesar de ser uma HQ, eu li devagar pra ir digerindo tudo o que ela traz.
Adorei muito ter lido!


Nota: 4/5


Laís Bechara

2 comentários:

  1. Devido a data referente a captura do Guy Fawes seria então, o nome correto do HQ cinco(algarismo romano)de vingança?
    Sempre achei que fosse V representando a primeira letra da palavra vingança(O que não faz muito sentido pra mim), ou então uma licença poética em que V representa o verbo ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade são várias as referências à letra V.
      Todos os capítulos do quadrinho tem o título que começa com a letra V.
      No campo de concentração ele estava pensando preso na sala V (cinco em algarismos romanos).
      Referências que não acabam hehe, inclusive ao 5 re novembro :)

      Excluir