segunda-feira, 30 de maio de 2016

Um Estudo em Vermelho - Arthur Conan Doyle (1887)

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Zahar, 192 páginas


UmEstudoEmVermelho_Bolso.jpg



Existe uma série de livros contando aventuras do famoso detetive Sherlock Holmes, romances e contos sobre casos que somente ele poderia solucionar.


O primeiro romance lançado por Arthur Conan Doyle foi Um Estudo em Vermelho, livro em que seremos apresentados aos personagens Sherlock e Watson, e também será o momento em que esses dois companheiros irão se ver pela primeira vez.


Essa história é narrada pelo dr. Watson que vai contar sua convivência nada pacata com Sherlock Holmes após seu retorno para Londres; ele estava no Afeganistão servindo o exército como médico. Os dois se conheceram enquanto ambos procuravam alguém para dividir um apartamento e, consequentemente, as despesas. Eis que então eles acabam cruzando o caminho um do outro e indo parar em Baker Street, número 221B.
Certo dia, os agentes Lestrade e Gregson procuram Sherlock para que ele os ajude em um caso muito complicado. Um homem foi encontrado morto em uma casa que estava vazia e, apesar da quantidade de sangue no chão, o morto não possuía nenhum ferimento. Resta a Sherlock desvendar o mistério.
O livro é dividido em duas partes. A primeira é a apresentação dos personagens e do caso do início ao fim. Na segunda, uma história que aconteceu nos Estados Unidos há anos é contada para que possamos entender tudo o que está acontecendo, além disso, temos as explicações de Sherlock sobre suas descobertas.
Watson admira a esperteza de Sherlock e suas habilidades dedutivas. Desde o primeiro encontro entre os dois, o detetive já mostra suas competências surpreendentes. Desse primeiro encontro uma bela amizade irá se formar, nasce dessa obra um companheirismo super famoso na literatura.


Eu adorei o livro, eu não conhecia Sherlock Holmes na literatura e muito menos sabia como ele e Watson haviam se conhecido. Às vezes fiquei boiando nas deduções de Sherlock, mas acho que menos do que o Watson que se mostrou um personagem muito engraçado. Eu fui uma péssima detetive, pois não cheguei nem perto de adivinhar o que aconteceu, eu nunca esperaria que o caso tivesse as origens que teve, chegou um momento que até achei que a segunda parte não fazia parte do livro e tive que pesquisar na internet se era aquilo mesmo hahaha. Bom, recomendo! Vale muito a pena ver como tudo começou. Para quem se interessar, vou deixar o vídeo do Ted-Ed (canal no Youtube) que fala sobre esse detetive tão famoso no mundo inteiro; tem algumas curiosidades bem legais, porém não tem legenda em português :(






Nota 5/5


Laís Bechara

Nenhum comentário:

Postar um comentário