segunda-feira, 6 de junho de 2016

Lobo de Rua - Jana P. Bianchi (2015)

Livro escolhido para a leitura do blog: Publicação independente, 78 páginas





Raul é um menino de rua “invisível” que começa a se sentir extremamente doente e do nada. Ele está completamente sozinho em uma escura rua da cidade de São Paulo, sentindo-se mal. Há dores terríveis nas articulações, febre, diarreia, sangue saindo dos ouvidos, olhos e nariz. Sente como se suas dores viessem de dentro para fora, rasgando sua pele (já se sentira daquele jeito no mês anterior).
Tito Agnelli, um senhor italiano que vive em São Paulo há muitos anos é a primeira pessoa que percebe a situação de Raul e resolve ajudá-lo. Com o apoio de Tito, Raul descobre que os sintomas muitos estranhos que teve são das transformações que seu corpo sofre para virar um lobisomem em dias de lua cheia.
Apesar da ajuda e do grande apreço de Tito pelo menino, Raul fica agoniado em saber que, além de ter sofrido uma vida inteira miserável e sem amor, sua vida iria se tornar ainda pior com essas transformações.
Para enfrentar seu destino, Raul resolve conhecer a Galeira de Creta, situada nos submundos de São Paulo sob os domínios de Minotauro. Quem lhes dá o “bilhete” de entrada para a Galeria é Soraia, uma cigana que usa as habilidades dos lobisomens (preço à pagar) para seus próprios interesses.


Sobre a Galeria: “ A Galeria Creta é um ponto de confluência de universos. Por aqui, é uma galeria comercial [...], onde a realização de todo e qualquer desejo pode se encontrar à venda. Os domínios de Minotauro, sempre crescentes, hoje vão dos mais profundos túneis do metrô às coberturas dos mais altos arranha-céus da cidade.”


Essa pequena obra é a primeira publicação sobre o universo da Galeria Creta. Para entrar mais nesse mundo, você pode entrar na página do facebook: https://www.facebook.com/galeriacreta/?fref=ts


Jana P. Bianchi faz parte do Clube de Autores de Fantasia: https://www.facebook.com/clubedeautoresdefantasia/


Laís: Devo dizer que pouquíssimas vezes leio literatura nacional contemporânea. Não por preconceito nem nada disso, mas tem tantos clássicos que ainda preciso ler, que passo os novos para o fim da fila. Acho que nunca li algo parecido vindo de um(a) brasileiro(a). Narrativa simples que faz você ficar submerso na história. Um garoto de rua que parece não ter uma vida desgraçada o suficiente, ainda descobre que é lobisomem… Deu muita dó de Raul. Os motivos pelos quais Tito resolve ajudar o garoto nos deixa ainda mais com o coração partido. O garoto “invisível” nada mais é do que a realidade das grandes cidades (não só brasileiras). Muito o que refletir em 78 páginas. Realidade da sociedade, literatura contemporânea, fantasia nacional. Também foi a primeira vez que ouvi falar de um clube de autores de fantasia, achei a ideia genial. Percebi no fim do livro que a autora é bem acessível, deixando disponível para os leitores o e-mail para receber sugestões.
Nota 4/5


Luiza: Não costumo ler fantasia urbana, mas esse livro me deixou querendo conhecer mais o universo da obra. Me pareceu que a autora estava na minha frente, contando a história do livro, de tão simples e bem expressiva a linguagem desta pequena obra. Fiquei penalizada com o Raul, pois muitas das dores que o garoto sente são a expressão da realidade das pessoas abandonadas à própria sorte. Comecei a torcer por todos os personagens que há na história em que não possui vilões; é a própria vida que é difícil. Confesso que no princípio, estava com o pé atrás com o livro, porém acabei gostando muito! E acabei gostando ainda mais da obra quando vi a possibilidade de inspirar mais para criar histórias de fantasia, um estilo de literatura em que sou apaixonada.
Nota: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário