sexta-feira, 25 de março de 2016

A Princesinha - Frances Hodgson Burnett (1905)

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Oficina do Livro, 284 páginas





“Quando a natureza faz de nós benfeitores, nascemos magnânimos, mãos-largas e de coração aberto; embora possa haver alturas em que as nossas mãos estejam vazias, o coração está sempre cheio e pode dar coisas belas e amáveis, como ajuda, consolo e alegria; e, por vezes a alegria, o riso, é a melhor ajuda de todas.”  
Capítulo 6 - As Minas de Diamantes


Após passar toda a sua vida na Índia com seu pai e recebendo uma boa educação, Sara Crewe, uma menina de sete anos, é mandada para um internato só para meninas em Londres para receber uma educação ainda melhor enquanto seu pai precisava passar um tempo longe por causa dos seus negócios.
Sara é uma menina bela, inteligente, alegre e muito rica, que tem tudo o que deseja à sua disposição, além de possuir um porte elegante e boas maneiras que lembram uma princesa. Todas essas características despertam inveja na maioria das meninas do internato, porém sua enorme bondade e seu dom para contar histórias imaginárias cativam e reconfortam a todos aqueles que estão dispostos a lhe ouvir.
Quando perde o pai e toda a sua riqueza, Sara torna-se mais uma criada a mando de Miss Minchin, a dona terrível do internato, passando a sofrer maus-tratos, fome e frio. Apesar de todas as coisas ruins que lhe acontecem, a protagonista continua a usar no seu dia-a-dia suas histórias de faz-de-conta de princesas e seu otimismo para manter-se forte para suportar todas as adversidades que o destino lhe reservou.  
Esse não é o fim para Sara, coisas ainda estão por acontecer com essa menina incrível e que é, realmente, uma princesinha.


Laís - O livro é muito gostoso de ler, cheio de fofura. O que gostei foi que a ideia por detrás do filme Toy Story também foi abordada nesse livro de 1905, os brinquedos tomando vida enquanto os humanos não estão por perto. Adorei a mente super imaginativa de Sara, que consegue transformar coisas ruins em algo suportável. Tenho certeza que é um livro capaz de encantar crianças, jovens e adultos. Outra coisa que achei muito lindo no livro, é a generosidade de Sara que pensa primeiro nas outras pessoas e depois se preocupa com ela mesma. Esse livro é um amorzinho. Nota ⅘

Luíza - Adorei esse livro! Me fez lembrar muito da minha infância durante toda a obra, principalmente das minhas próprias imaginações e do filme Toy Story por causa dos pensamentos maravilhosos de Sara. Também me veio em mente os livros Pollyanna e Pollyanna Moça pois a protagonista também vê sempre o lado bom das coisas e continua a ser otimista, apesar das adversidades, além dos constantes atos de bondade. Percebe-se a grande influência dos livros lidos por Sara na formação da sua personalidade, fazendo-a agir de forma muito mais madura e impressionante nas situações delicadas. A princesinha é uma obra muito rápida e bastante gostosa de ler, Sara é um personagem que encanta e é cheia de ensinamentos para pessoas de qualquer idade. É uma obra linda que dá saudade da infância. Nota: ⅘

Nenhum comentário:

Postar um comentário