terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O Misterioso Caso de Styles - Agatha Christie (1920)

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Globo Livros, 160 páginas.
Edição de 2014





Mr. Hastings, personagem principal e narrador da história, é convidado pelo seu amigo de infância John Cavendish a se hospedar temporariamente em sua mansão em Styles, uma vila da Inglaterra. Logo que chega à casa de campo dos Cavendish, percebe que tudo que John lhe confidenciou antes do convite não só é verdadeiro, como também é muito instigante: estão todos da casa profundamente incomodados com a presença do novo marido de Mrs. Emily Inglethorp, o estranhíssimo Alfred.
Mrs. Emily Inglethorp é madrasta de John e Lawrence Cavendish, e herdou do pai deles todo o dinheiro e a propriedade da família. Ela é rica, mas acima de tudo, uma mulher muito generosa, estava sempre ajudando os necessitados e promovendo eventos beneficentes.
Uma noite, Hercule Poirot é convidado às pressas por Mr. Hastings e Mr. John Cavendish para investigar a morte súbita de Mrs. Inglethorp. Poirot é um detetive belga muito astuto, esperto e perspicaz, então logo que ele chega à mansão dos Cavendish, ele nota algumas coisas interessantes não só no cenário da morte da Mrs. Inglethorp, o quarto onde ela dormia, mas também nos outros cômodos da casa.
Antes mesmo da autópsia, todos da casa já sabiam que a velha senhora havia sido vítima de assassinato por envenenamento com estricnina, e isso causa um sentimento de ódio ainda mais aguçado pelo Mr. Inglethorp que para eles é o maior suspeito do crime. Mas Poirot, como agradecimento à ajuda que sempre recebeu de Mrs. Inglethorp, decide investigar o caso de Styles a fundo para descobrir o que realmente aconteceu e levar à justiça quem quer que fosse o assassino da falecida.


Agatha Christie teria começado a escrever essa obra após sua irmã Marge ter apostado com ela que ela seria incapaz de escrever um romance de detetive. Este livro é somente o primeiro de uma série de casos de investigação pelo detetive Hercule Poirot escritos pela autora.
Foi graças à forma que suas histórias foram conduzidas, sempre surpreendendo os leitores, e às suas ideias muito criativas que Agatha Christie se tornou a “rainha do gênero de suspense e terror”.


Laís: Sempre tive vontade de ler um livro de Agatha Christie, autora muito famosa por seus livros sobre crimes. Já tinha ouvido falar sobre Poirot, mas não conhecia ele “pessoalmente” e agora pude sanar a minha curiosidade. Escolhemos para começar logo o primeiro livro que ela escreveu e senti algumas falhas, mas isso só aumentou minha vontade de ler a obra de Agatha Christie em ordem cronológica para ver o desenvolvimento dela com o passar do tempo, tenho certeza que ela adquiriu muita prática depois de ter escritos tantos livros de investigações. Algumas vezes, Poirot me fez voltar algumas páginas para recordar do que ele estava falando, eu ficava mais confusa do que esclarecida com as explicações dele e teve um capítulo no final do livro que eu ainda acho que não entendi direito. Mas sempre levei em consideração que era uma jovem que estava começando a escrever e que ela com certeza teria um grande futuro pela frente.
Mr. Hastings é o narrador, então vemos tudo da perspectiva dele, e confesso que ele me irritava muitas vezes por causa da sua teimosia e inocência.
Quero ler logo outro livro de Agatha Christie? Com certeza!! Adoro esse tipo de história, adorei esse primeiro crime, amei Poirot que é um personagem extremamente simpático, meio maluquinho, mas é um senhor muito gente boa e esperto.
Nota: 3,5/5


Luíza: Sabia do que se tratavam os livros da famosa Agatha Christie, mas, ao mesmo tempo, não sabia o que esperar, e nem ao menos por qual deveria começar. Então, começamos do início, o primeiro que ela escreveu. Apesar de que a obra não tenha me cativado tanto quanto achei que seria cativada, me senti ainda mais curiosa para saber sobre os outros casos de Poirot, que acredito que talvez sejam ainda melhores que esse caso.
Teve alguns momentos que eu tive medo e receio de esquecer do que Poirot estava falando, pois era muita informação a ser guardada, mas acabou que eu lembrava e ainda tentava investigar junto com ele. Era difícil investigar junto com Poirot por estarmos sabendo a história somente do ponto de vista de Mr. Hastings, e eu não concordava com muitas coisas que ele pensava ou fazia. Imagino que assim o livro tenha sido escrito para confundir e surpreender os leitores no final.  
Gosto muito de ser surpreendida pelos livros em geral, então com certeza lerei mais as obras de Agatha Christie, já que ela é famosa pelas suas surpresas também. Adorei ter lido e conhecido pelo menos uma obra dela!
Nota: 3,5/5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário