quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Menina Má - William March (1954)

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora DarkSide, 262 páginas.
Edição de 2016.





Christine Penmark está muito preocupada com sua filha de 8 anos, Rhoda. A menina está sempre sendo perfeita perante os adultos. Ela tem um comportamento exemplar, é autossuficiente, corajosa, inteligente, sempre sabe o que fazer ou dizer na hora certa, controla bem suas emoções. Há uma estranha maturidade no caráter da menina, o que leva a mãe a ter dúvidas e suspeitas sobre o temperamento e personalidade da filha. Desde bebê, Rhoda tinha sido uma charada para os pais. Na escola, em casa e socialmente, Rhoda é muito organizada, detalhista, anti-social e dedicada a conseguir sempre o que quer. Qualidades que, em uma criança, também são defeitos.
Enquanto Kenneth, o marido de Christine e pai de Rhoda, está em uma longa viagem a trabalho, mãe e filha ficam sozinhas no apartamento da nova cidade para a qual acabaram de mudar e Christine terá que enfrentar sozinha seus próprios pensamentos secretos e atormentantes em relação à Rhoda.
As férias estão prestes a começar. Na cerimônia de encerramento do ano letivo da escola das irmãs Fern, um coleguinha da Rhoda, Claude Daigle, ganha a medalha mais cobiçada pela criançada, concedido à criança que mais havia aperfeiçoado a caligrafia durante o ano. Rhoda, que está acostumada a conseguir tudo o que quer, fica irritada dizendo a todo momento que a medalha que o menino ganhou deveria ser dela.
Durante o último passeio escolar que daria início às férias de verão, acontece um acidente misterioso com o coleguinha de Rhoda, Claude Daigle, que morre afogado. Rhoda é encontrada perto do local do acidente, mas diz que não havia visto e nem sabia de nada. Christine vai tentando entender e descobrir o que realmente aconteceu nesse dia, pois a presença da filha perto do local onde Claude havia morrido era assustadoramente intrigante, já que a filha não nutria um sentimento muito bom pelo menino que havia ficado com a medalha e, além disso, tratou com maior desdém sua morte.
Com o desenrolar da história, Christine irá fazer muitas pesquisas que envolvem casos de criminosos célebres, mesmo que todos seus instintos digam para não seguir em frente na busca da verdade que a atormenta. Com essas pesquisas ela irá descobrir coisas muito além do comportamento estranho de Rhoda, ela irá conhecer mais a si mesma.


Laís: Gostei bastante desse livro. Um thriller psicológico incrível! Fiquei agoniada pela Christine que tinha que guardar tudo para si na intenção de proteger a filha. Porém, estava esperando um pouco mais de violência no livro. Os personagens são interessantes, mas nenhum me conquistou de verdade, Rhoda, por exemplo, é insuportável. O que me interessou mais foi o rumo que a história foi levando e as descobertas que foram feitas por Christine. O final é o melhor, foi o que me levou a gostar ainda mais de Menina Má, fiquei chocada e achando graça; ele é bem irônico.
A narrativa é tranquila, achei super fácil de ler. Se estivesse de férias, daria pra ter lido em um dia.
O que mais me deu vontade de ler foi o fato de Ernest Hemingway ter super elogiado o livro e eu, depois de ter lido O Velho e o Mar, confio na opinião dele.
Nota 4/5


Luiza: Esta edição maravilhosa de Menina Má, com acabamento lindo e muito atraente por não ter o nome da obra na capa já chamativa com a imagem de cores fortes de uma boneca, já se mostra um livro estranho e interessante logo de cara. Já no início, o livro vai dizendo como era o autor e as peculiaridades de sua personalidade, o que faz a gente ver com outros olhos a história interessante da obra. Muitos personagens são chatos, me fizeram revirar os olhos, principalmente Christine, a vizinha intrometida Sra. Breedlove e o detestável e odioso jardineiro Leroy, mas gostei muito de ler e tive muitas surpresas mesmo que já tenha lido algumas coisas “nas entrelinhas” que há no livro.
Acho muito interessante tentar entender o motivo das pessoas serem muito curiosas e até admirarem vilões/criminosos que possuem inteligência acima da média, têm personalidade peculiar e praticaram o mal “com maestria” muito antes da própria queda. O livro até mostra um pouquinho disso, e achei muito legal. Devo dizer que amo o trabalho da Editora DarkSide.
Nota 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário