quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Garota Exemplar – Gillian Flynn (2012)

Livro escolhido para a leitura do blog - Editora Intrínseca, 446 páginas


gone-girl.jpg
          


           Amy Elliott desaparece na manhã do dia do seu quinto aniversário de casamento com Nick Dunne.
Quando Nick chega em casa, após ter recebido um telefonema do vizinho avisando que a porta de sua casa estava aberta, ele encontra a sala toda bagunçada e descobre que Amy não está lá. Ele chama a polícia que, ao estudar o local, chega à conclusão de que pode ter ocorrido não só o desaparecimento de Amy, mas também seu assassinato.
Após iniciada a investigação, a polícia se detém ao fato de que Nick não tem um álibi, as pistas o incriminam, além de ele ter um comportamento esquisito em relação à situação de sua esposa,  e o consideram como o suspeito número um, ou único, do crime.   
        Nick Dunne é um homem que não expressa o que pensa, sorri de forma estranha e nas horas erradas, é frio e, muitas vezes, toma atitudes inadequadas para certas situações. Pressionado pela polícia, pela opinião pública e pelos pais da garota, Nick vai contar uma série de mentiras. Mas será ele um assassino? Ninguém sabe.
        Com o passar dos dias, vão surgindo provas de que o casamento do jovem casal é cheio de problemas e falta de diálogo, crescendo ainda mais a suspeita sobre Nick.
        A história é contada através do ponto de vista de Nick e dos extratos do diário de Amy, deixando o leitor confuso, sem saber em quem acreditar.

Nossas opiniões como leitoras

Laís: Quando eu li o livro, eu já tinha assistido o filme, então não me surpreendi com as coisas que estavam acontecendo. Porém, continuei achando a narrativa muito bem desenvolvida, nada ali era gratuito. Cada linha vale a nossa atenção.
Quanto a adaptação do livro para o filme, eu achei excelente!! Quando eu estava lendo, parecia que estava vendo o filme novamente.
Os personagens não são muito cativantes, mas algumas vezes eu me identificava um pouco com a Amy.
Apesar de ser um livro com mais de 400 páginas, se a pessoa estiver disposta, dá pra ler em um dia, pois o livro instiga nossa curiosidade. É irresistível não saber logo o desfecho.
Gillian Flynn tem sido um nome que tenho sempre ouvido falar, apesar de ela ter escrito só três livros. Tem mostrado uma escrita de qualidade. Vale a pena conferir uma de suas obras. Eu já li dois livros dela e, tenho certeza, de que ela tem futuro como escritora e, com certeza, vou querer conferir todas as obras dela.
Nota 4/5

Luiza: A leitura foi muito fácil e fluida por causa da escrita simples e mais direta, dando a sensação de que a velocidade dos acontecimentos são mais rápidos, sem muita enrolação. É uma obra que gostei bastante, nos estimula a ter nossas próprias teorias sobre o desaparecimento de Amy e a personalidade das pessoas que contém no livro. Eu tinha raiva de quase todos os personagens e antes da metade da leitura elaborei uma boa teoria sobre o que aconteceu, que acabou sendo confirmada, e me deixou muito alegre!
    A autora fez questão de mostrar que o casamento não é um “mar de rosas” e tanto as pessoas quanto as situações têm suas próprias aparências enganosas. Ela retira todas as máscaras dos personagens principais tão bem que podemos dizer que acabamos os conhecendo profundamente, porém nem sempre o suficiente. A obra é tão realista sobre o íntimo de cada um, que me fez pensar mais não só nos personagens do livro, como também nas pessoas que vemos ao nosso redor e no nosso cotidiano. Apesar de ter conhecido bem os personagens e ter a minha teoria comprovada, o final do livro me surpreendeu bastante, provando que as pessoas sempre pode nos surpreender agindo o contrário do que esperávamos.
    Nota: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário