quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Boneco de Neve – Jo Nesbo (2013)

Livro escolhido para a leitura do blog - Editora Record, 418 páginas







Algumas horas depois que cai a primeira neve do ano numa noite fria na capital da Noruega, Oslo, Jonas vê no quintal de sua casa um boneco de neve que parecia estar olhando com seus olhos negros e macabros diretamente para sua casa, dando a impressão de que algo ruim estava para acontecer. O boneco estava usando a echarpe rosa que Jonas havia dado de presente à sua mãe no último Natal, o que fez com que o garoto ficasse com medo. No dia seguinte, a polícia é acionada para a resolução do caso do desaparecimento da mãe do pequeno Jonas.
O inspetor da polícia de Oslo, Harry Hole, tem certeza de que os desaparecimentos e assassinatos com membros arrancados de mulheres que ocorreram na Noruega, inclusive o da mãe de Jonas, têm a ver com a carta que ele recebeu anonimadamente e assinada como “boneco de neve”, acreditando que isso seja um convite para resolver o jogo de quebra-cabeças montado pelo assassino, já que ele é um especialista de serial killer.
Com a ajuda de sua equipe, Hole descobre que todas as mulheres têm pontos em comum: elas são casadas e possuem filhos, além de sumirem no primeiro dia de neve e terem um boneco de neve macabro no quintal. Mas isso não é tudo. Ainda é necessário investigar o desaparecimento de um policial que estava envolvido nos casos de assassinatos que não tinham tanta notoriedade na época em que ocorreu seu desaparecimento. São muitas coisas a considerar e poucas pistas, mostrando o quão cuidadoso e complexo é o serial killer, dando a impressão de que o jogo é também uma perseguição de gato e rato.

Apesar de Harry Hole ser um personagem meio clichê de histórias de filmes e séries policiais em que um dos principais personagens tem problemas com bebidas alcoólicas ou com a relação família/trabalho, eu me apaixonei por esse livro!! É muito bem escrito, construído e criativo. Fiquei o tempo todo louca pra saber como o inspetor iria descobrir quem era o assassino e percebi que, no decorrer da leitura, eu ficava prestando muita atenção em cada detalhe como se quisesse descobrir também o criminoso. As formas que ele descobria cada pista da identidade do boneco de neve são fascinantes, faz a gente ficar ansioso e, ainda por cima, tem um final que me surpreendeu demais! Fiquei muito envolvida do início ao fim. Eu amei tudo, esta obra entrou para minha lista de livros preferidos!

À minha prima Gabriela Polli, um muito, muito obrigada por me apresentar às obras de Jo Nesbo!!! =D  Já quero muito ler as outras aventuras de Harry Hole!  

Nota: 5/5

Luíza Côrtes

Nenhum comentário:

Postar um comentário