domingo, 17 de abril de 2016

Quarto - Emma Donoghue (2011)

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Verus, 349 páginas


quarto.png



Há sete anos, uma menina foi sequestrada e trancafiada em um quarto por um homem conhecido por nós, leitores, como Velho Nick. Ela vivia sozinha até que nasceu Jack, seu filhinho de cinco anos e o narrador dessa história incrível e assustadora ao mesmo tempo. (Já dá para imaginar quem é o pai do garoto). Os dois só tinham um ao outro e para Jack isso bastava.
Sem saber a verdade sobre o sequestro da mãe e que estão presos em cativeiro, Jack acredita que o Quarto é o mundo inteiro e que tudo o que está fora dele é o Espaço Sideral. Ele nem entende direito de onde o Velho Nick vem todas as noites para levar o lixo e “fazer a cama ranger”.
A Mãe (nunca iremos descobrir o nome dela) se mostra uma mulher maravilhosa, pois, mesmo sabendo de tudo que existe no mundo e sentindo saudade das pessoas que gosta, faz do Quarto um ótimo lugar para Jack, criando diversas atividades para os dois fazerem juntos. Ela conseguiu educar o filho da melhor maneira possível, porém nunca teve coragem de contar a verdade para ele. Mas a Mãe nunca desistirá de um dia poder mostrar a Jack tudo o que existe no mundo.
A narrativa é bem interessante, com verbos conjugados de forma errada e palavras inventadas para mostrar como uma criança de cinco anos falaria. Como Jack é o narrador da história, com sua inocência, ele faz tudo ficar menos angustiante do que poderia realmente ser.


Laís - Essa é uma história emocionante. Adoro o Jack e a Mãe. Fico pensando no quanto ela foi corajosa de aceitar um filho da pessoa que ela mais odeia e criá-lo e educá-lo da melhor forma possível diante da situação presente. Às vezes achava que ela deveria ter mais paciência com o filho, mas ao mesmo tempo imagino o desespero dela de saber que fora do Quarto existem milhões de coisas que os dois poderiam estar desfrutando. Achei interessante ver tudo da forma que o Jack via. Adorei quando ele mostra o quanto o Quarto é incrível pra ele, mas que, depois de vários acontecimentos, passa a ser um lugar pequeno. Eu tinha pensado em dar 4 estrelas para o livro, mas depois de horas que eu já tinha terminado de ler, eu não parava de pensar na história, então, eu acho que é um livro que mexeu comigo, por isso, nota: 5/5


Luiza - É uma história muito interessante, podemos dizer que é feia e bela ao mesmo tempo, pois nós começamos a conhecer mais uma versão de um acontecimento terrível em que a Mãe não se deixou abalar completamente por ele e foi sempre forte. Achei maravilhosa a forma que ela fez com que o filho estivesse protegido fisicamente e psicologicamente mesmo durante toda a situação. Jack é um garoto esperto e cheio de energia, feliz. Nos proporcionou uma história que possui muitos ensinamentos que mexem com as pessoas, faz torcer pra que possam viver plenamente todas as coisas boas que existem no mundo. Nota: 5/5

2 comentários:

  1. Adorei o livro, ainda que o filme tenha sido bem adaptado, senti falta do humor do Jack, no livro você às vezes se pega rindo das coisas que ele fala, do modo como ele vê o mundo. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!! O fato da narrativa ser em primeira pessoa torna o livro bem divertido. Adoro as partes em que ele leva o que as pessoas falam ao pé da letra e não entende o que elas estão falando, é bem engraçado e fofo.

      Excluir