sábado, 20 de maio de 2017

O Planeta dos Macacos - Pierre Boulle (1963)

Literatura Francesa

Livro escolhido para a leitura do blog: Editora Aleph, 216 páginas.
Edição de 2015

41vZnAnSuCL._SX331_BO1,204,203,200_.jpg



“Jinn e Phyllis passavam férias maravilhosas no espaço, o mais distante possível dos astros habitados.
Nessa época, as viagens interplanetárias eram comuns; os deslocamentos intersiderais, nem um pouco excepcionais.”
Esse casal rico curtia uma viagem em sua nave particular, quando avistaram uma garrafa flutuando pelo espaço. Os dois, muito habilidosos, se preparam para pegar o objeto. Quando já estavam em posse da garrafa, viram que dentro havia um rolo de papel. Quebraram então a garrafa e começaram a leitura: “Confio este manuscrito ao espaço não com a finalidade de pedir socorro, mas para ajudar, talvez, a banir o pavoroso flagelo que ameaça a raça humana. Deus, tende piedade de nós…!”
Dessa forma, Ulysses Mérou, jornalista, começa a contar sua história sobre a viagem que fez com o erudito professor Antelle e Arthur Levain, discípulo do professor. O destino é o sistema da estrela supergigante Betelgeuse. Dentre os planetas que giravam em torno dessa estrela soberana, havia um que possuía as mesmas características que a Terra, o qual eles batizaram de Soror. Quando pousaram em Soror, descobriram que o lugar era habitado. Na esperança de encontrar humanos em um sistema tão distante do nosso, os viajantes decidem explorar a região, mas o que encontram são humanos, mas agindo como selvagens, e macacos vivendo de forma civilizada.
Nesse planeta Ulysses Mérou vai viver muitas aventuras e para saber o fim do seu relato e as conclusões tiradas por Jinn e Phyllis após a leitura, só lendo o livro.

Sobre o autor:

200px-Pierre_Boulle.jpg

Pierre Boulle, escritor francês, nasceu em Avinhão, no dia 20 de fevereiro de 1912 e faleceu em Paris, no dia 30 de janeiro de 1994. Na universidade, formou-se em engenharia. Dois de seus romances mais conhecidos, A Ponte sobre o Rio Kwai, uma ficção histórica de guerra, e Planeta dos Macacos, uma ficção científica, foram adaptados para filmes de grande sucesso de público e crítica.

Amei o livro! Não conseguia parar de ler as descobertas feitas pelo protagonista no planeta Soror, era agoniante ver como os humanos eram retratados, como se fossem animais selvagens em um mundo habitado por macacos civilizados. O livro me trouxe muitas reflexões de vários tipos.
O livro foi uma surpresa muito boa, já que eu só conhecia os filmes de 2011 e 2014, então estava esperando algo bem parecido, só que me enganei. Não sabia antes de adquirir o ebook que era um livro francês, isso também me surpreendeu.
E tem o final do livro que foi completamente imprevisível para mim. Fiquei de boca aberta. Há muito tempo um final não me impressionava tanto.
A leitura é bem tranquila e o livro não é muito grande, então fluiu bem.
Estava com saudade de ler ficção científica.
Nota: 4/5

Laís Bechara

Nenhum comentário:

Postar um comentário