sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O Iluminado - Stephen King (1977)


Livro escolhido para a leitura do blog - SUMA de letras,  463 páginas





O escritor temperamental, Jack Torrance, desempregado e com um histórico de alcoolismo, consegue um emprego como zelador do Hotel Overlook. O Trabalho deveria ser iniciado após o fechamento do hotel, durante a baixa temporada de inverno, período em que o estabelecimento fica isolado no topo de uma montanha do Colorado.
Junto com sua esposa, Wendy, e seu filho de cinco anos, Danny, Jack se muda para o Overlook para as suas longas “férias” em reclusão, mesmo depois de ter sido avisado por alguns funcionários de que o Overlook, apesar de sua grandiosidade e elegância, possui uma reputação de coisas assombrosas e ocultas que ali aconteceram. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem em seus corredores. O hotel tem desejo de vingança. É uma sentença de morte.
Danny, o iluminado, começa a ser atormentado por visões terríveis, sem, no entanto, deixar com que os pais fiquem sabendo, pois sabe da importância do emprego do pai para a família.
O Overlook começa a atrapalhar a vida da família que estava ali com o objetivo de começar uma nova vida e somente os poderes de Danny podem dissolver esse mal.


Nossa opinião como leitoras:


Laís: Finalmente, li Stephen King. Mil livros escritos por ele e, até O Iluminado, eu não havia lido nada. No início do livro, eu estava achando que a história estava meio arrastada, não estava entendendo o que o autor pretendia com os primeiros capítulos. Mas, após minha insistência em achar o livro bom (porque muitas pessoas comentam que o autor é digno de ser lido), eu entendi os motivos daquele início em que Stephen King exalta a personalidade de Jack. À partir da metade do livro, eu não conseguia parar de ler. Tiveram capítulos em que fiquei realmente assustada, mas nada que me tirasse o sono.
Logo após terminar a leitura, assisti o filme tão aclamado pela criítica e, acreditem ou não, fiquei decepcionada. Li que Stephen King não gostou da adaptação, porque Stanley Kubrick não deixou claro a maldade real do hotel, parecia que este não tinha um papel importante na trama, só era onde a história se passava e onde aconteciam algumas coisas meio bizarras, mas que não eram nada de mais, e foi exatamente isso o que me incomodou mais. Fora uma parte específica do livro que eu adorei e que não tinha no filme. Porém, Jack Nicholson não deixou de me impressionar, o que acontece sempre. Ele estava, simplesmente, fantástico.
A leitura de O Iluminado não só me proporcionou horas de divertimento, como me fez ter mais interesse pelas obras do autor. Nota 4.


Luíza: Este foi o primeiro livro do Stephen King que li, e pelo fato deste autor ser extremamente prestigiado e ter muitos de seus livros terem adaptações para o cinema que se tornaram clássicas, comecei a achar que, somente n’O Iluminado, eu iria entender o que fazia o autor ser tão famoso. Quero ler ainda mais os outros livros dele!  
A história do livro é criativa, tem seu próprio ritmo proporcionado por sons descritos pelo autor e por palavras significativas para a história como, por exemplo, REDRUM que é citada durante toda a obra e que me soava como uma vibração, como se algo estivesse se aproximando. Me deixei levar para o que o autor queria apresentar ao leitor, e acabei gostando da obra.
Eu vi o filme adaptado para o cinema antes de ler e percebi que o livro é muito mais completo e melhor ainda que o filme pois, apesar de Jack Nicholson (como não amar o trabalho desse cara?) ter interpretado muitíssimo bem o Jack Torrance, eu odiei a personagem Wendy do filme, ficou muito diferente da Wendy da obra literária, pois aquela do cinema só berrava, o que era um saco. Somente após ler o livro que entendi que foi a própria maldade do hotel que influenciou os comportamentos de Jack, algo que não é evidenciado no filme. Nota: 3,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário